Logística

Gestão de dados na logística: como transformar a sua operação e ser mais rentável

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

A gestão de dados tornou-se uma peça fundamental no cenário empresarial moderno. Especialmente no setor de logística, onde a eficiência é essencial, a capacidade de coletar, armazenar e analisar dados de forma eficaz pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Neste post, vamos explorar a importância da gestão de dados na logística, destacando as vantagens competitivas que podem ser obtidas com a implementação de um data lake.

A importância da gestão de dados na logística

Um dos cenários mais comuns na gestão dos negócios, incluindo a logística, é que as empresas contam com uma série de informações relacionadas ao dia a dia de trabalho. No entanto, estes dados costumam ficar apenas armazenados, sem um tratamento adequado que os transforme em insumos para a tomada de decisão.

Assim, muitas vezes as empresas contam com registros que mostram os parceiros logísticos mais eficientes, as datas de maior movimentação, as rotas mais eficientes ou as divergências comuns na cobrança de frete. No entanto, todas essas informações estão desencontradas, são de difícil acesso e não estão tratadas para serem efetivamente utilizadas na tomada de decisão.

É aí que entra a gestão de dados, conhecida como data lake.

Diferentemente de uma gestão manual dos dados, em que é necessário buscar e tratar as informações, de forma bastante abrangente e com muito trabalho, no data lake é possível filtrar os dados já de acordo com a necessidade da empresa.

Assim, ao invés de perder horas – ou dias! – para alinhar informações de diferentes plataformas, filtrar esses dados, calcular resultados e só então ter uma visibilidade do negócio, um data lake faz isso com apenas alguns filtros personalizáveis.

Com acesso a dados precisos sobre estoques, demanda do cliente, condições de transporte e muito mais, os gestores logísticos podem tomar decisões informadas que levam a um melhor desempenho e redução de custos.

A automação de processos logísticos com base em dados reduz significativamente o risco de erros humanos. Isso inclui a precisão no preenchimento de pedidos, no envio de remessas e na gestão de estoques. Menos erros significam menos custos com devoluções e reclamações de clientes.

Vantagens competitivas da gestão de dados na logística

No setor logístico já é possível contar com o DATAFRETE Insights: um sistema que integra e harmoniza os dados de logística tanto do sistema TMS quanto dos sistemas integrados, garantindo uma análise preditiva e eficiente das informações.

Esse é o novo serviço oferecido pela DATAFRETE, em seu TMS, um completo sistema de gestão logística para a sua empresa. Outros benefícios dessa solução são:

– Insights abrangentes: com as informações de toda a sua cadeia de transporte, com acesso simplificado aos dados dos produtos do seu sistema DATAFRETE, a gestão toma decisões muito mais direcionadas para o sucesso do negócio.

– Simplicidade: um bom sistema de gestão de dados como o do DATAFRETE, elimina a necessidade de processos complexos de modelagem de dados, graças aos campos pré-formatados e otimizados.

– Escalabilidade: a gestão de dados no conceito do DATAFRETE Insights é altamente escalável, o que significa que pode-se lidar com grandes volumes de trabalho manual à medida que uma empresa cresce. Isso é essencial na logística, onde o volume de dados pode aumentar rapidamente devido ao aumento das transações.

A gestão de dados desempenha um papel fundamental na eficiência logística e na obtenção de vantagens competitivas. A implementação de um data lake pode ser uma estratégia poderosa para as empresas que desejam aprimorar suas operações logísticas. Com a capacidade de tomar decisões informadas, otimizar rotas e recursos, reduzir erros e aprimorar análises avançadas, as empresas podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Portanto, investir na gestão de dados é essencial para o sucesso a longo prazo na logística.

Outros conteúdos

Posts relacionados