A Black Friday já é uma data consolidada no calendário brasileiro: em 2023, foram mais de R$5,23 bilhões em vendas, de acordo com a Neotrust. Isso significa que, além do alto volume sazonal de vendas, a logística na Black Friday precisará de um bom planejamento.
Pode parecer que a data ainda está distante, mas é fundamental que as empresas se preparem com antecedência. Afinal, é preciso garantir a operação, manter os sistemas funcionando e a agilidade na gestão dos frete.
Veja aqui dicas essenciais para preparar a sua logística para a Black Friday!
A importância de pensar a logística para Black Friday com antecedência
Preparar a logística para a Black Friday 2024 exige planejamento e organização. Empresas que começam a estruturar suas operações com meses de antecedência têm uma vantagem competitiva significativa. Isso inclui a análise do estoque, previsão de demanda, contratação de pessoal temporário e negociação com fornecedores. Desse modo, a antecipação permite resolver imprevistos sem causar grandes impactos, garantindo que os produtos cheguem aos consumidores no tempo previsto.
Nesta etapa de preparação, é essencial também implementar e testar tecnologias que otimizem o processo logístico. Da comparação e contratação do frete à entrega, essa é uma etapa fundamental para a satisfação do consumidor.
Aqui entram os sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) e soluções de automação que ajudam a otimizar rotas, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Ferramentas de rastreamento de pedidos também são essenciais para melhorar a experiência do consumidor, pois elas oferecem transparência e reduzem a ansiedade em relação ao status da entrega.
Uma boa dica é, nos meses anteriores, implementar funcionalidades que permitam a análise do melhor cenário de frete em cada pedido. Este é o caso da Simulação Acelerada, que proporciona o levantamento do melhor orçamento para a realização de cada frete. Assim, a sua empresa tem mais clareza sobre o custo, para que ele possa ser embutido no preço do produto, por exemplo.
Além disso, essa funcionalidade ajuda na identificação dos melhores fornecedores a partir das métricas de preço que podem ser analisadas e até mesmo de desempenho, caso conte com histórico de SLA de entrega do fornecedor, por exemplo.
Isso não apenas ajuda a reduzir custos, mas também a garantir as entregas dentro do prazo, melhorando a satisfação do cliente.
Para o cliente, significa ter acesso rápido e preciso ao custo do frete, sendo este o mais adequado para a sua compra.
O que uma boa simulação traz para o seu negócio?
Além de garantir a contratação de transportadoras com histórico já registrado em sua plataforma, assegurando fretes de qualidade, um TMS proporciona inúmeras outras melhorias:
- Frete mais barato: ao fazer uma varredura das tabelas recebidas, de forma automática, rapidamente você identifica o melhor custo-benefício e, dessa forma, pode proporcionar uma melhor experiência de compra ao cliente;
- Promoções assertivas: com a possibilidade de boas negociações e o monitoramento da operação, a equipe pode fazer um levantamento prévio de custos e diluir o frete junto às ofertas, dando ao cliente a entrega grátis. Esse é, inclusive, um benefício que pode definir a realização da compra ou aumentar o ticket médio de vendas, quando o frete passa a ser grátis a partir de um determinado volume de compra;
- Integração entre áreas: um TMS integrável aos principais e-commerces e ERPs do mercado, como é o caso do DATAFRETE, reduz o trabalho operacional e facilita a gestão das vendas, trazendo dados consolidados para a análise da operação. Você vende mais sem comprometer a estrutura da equipe.
Com a logística bem estruturada, é possível não apenas atender a alta demanda, mas também proporcionar uma experiência excepcional na Black Friday, tanto para a sua Indústria como para o seu Ecommerce.