Logística

Melhores Práticas de Gestão Logística

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

O gerenciamento das operações logísticas é uma função fundamental para aumentar a taxa de sucesso da empresa e a satisfação do cliente, pois está diretamente relacionado à estratégia de uma organização. Os desafios são muitos, desde liderar um time, garantir o fluxo de comunicação, cumprir os prazos de entrega, reduzir o estoque parado e muitos outros que tenho certeza de que você pode conhecer. Mas como aplicar melhores práticas de gestão logística? 

Elaboramos este artigo para que você possa entender melhor como funciona a gestão da cadeia logística, os principais desafios e como aplicar melhores práticas.

O que é e como funciona a gestão logística? 

Independentemente de ser uma pequena, média ou grande empresa, a gestão logística pode ser considerada uma das funções mais estratégicas da organização. É com base nas suas análises e decisões que as equipes de trabalho implementam estratégias e planos para o sucesso da marca. 

Se não tiver uma gestão para tomar a iniciativa e apontar os melhores caminhos, a empresa provavelmente trabalhará de forma desorganizada, dependendo das suposições e ideias dos diferentes membros da equipe. 

Quando falamos sobre a gestão de operações logísticas, estamos falando de uma questão mais abrangente. Afinal, trata-se de uma área que oferece sustentação para todos demais processos, desde a entrada de insumos até a entrega do produto ao cliente final

O gestor de operações logísticas é responsável por lidar com diferentes recursos, como a infraestrutura, máquinas, equipamentos, pessoas, processos e tecnologia. 

Isso significa que as suas decisões impactam diretamente muitos processos e pessoas, então, não há dúvidas de que sua colaboração é extremamente importante para todos. 

Ou seja, a gestão das operações logísticas visa analisar, uniformizar e melhorar as atividades que são relevantes. Assim, garante a participação de todos os profissionais junto a prestação de serviços de qualidade aos parceiros e clientes. 

Isso garante a redução de custos sem efeitos negativos na produtividade da empresa, um trabalho focado na inteligência e na realidade prática da empresa. 

Quais são os desafios de aplicar novas práticas de gestão logística? 

O sucesso na gestão logística de uma empresa se dá quando analisamos a forma como aquela empresa conseguiu transformar dificuldades em oportunidades. Tendo isso em vista, trouxemos os principais desafios enfrentados pelo setor logístico. Veja! 

Dificuldade nas estradas 

Provavelmente, o maior desafio para um gerente de logística é garantir uma distribuição eficiente de mercadorias gastando pouco. Hoje, o valor do quilômetro rodado é um desafio para todas as empresas. 

Afinal, há muitos custos envolvidos: pedágios, taxas, combustíveis, peças, acessórios, materiais de manutenção, pneus. Além disso, a falta de sinalização, buracos e a insegurança também são fatores que os profissionais enfrentam no dia a dia.

A gestão da operação logística é responsável por garantir que os processos ocorram mesmo nas circunstâncias mais adversas possíveis.

Provavelmente, o maior desafio para um gerente de logística é garantir uma distribuição eficiente de mercadorias usando as estradas precárias do país. Embora as estradas brasileiras sejam extensas, são poucos os trechos com infraestrutura adequada para o tráfego de automóveis. 

Estoque parado 

Nenhuma empresa vai melhorar seu capital mantendo os estoques parados, então o fluxo de mercadorias ocorrerá de forma cíclica e contínua. 

Porém, devido a problemas como a infraestrutura rodoviária e o alto custo de manutenção dos veículos, nem sempre é possível realizar essa etapa com a eficiência necessária e sempre que a mercadoria não está devidamente distribuída, a empresa deixa de levantar capital. 

Como aplicar melhores práticas de gestão logística? 

Você já deve ter percebido que gestão logística não é uma tarefa muito simples. Existem inúmeros desafios que vão demandar dos profissionais conhecimento e muita concentração. 

Por isso, você deve investir em um trabalho de desenvolvimento da gestão de operações logísticas na sua empresa. 

A seguir, confira as nossas dicas para melhores práticas na sua gestão logística! 

Planejamento 

O bom planejamento é a base de qualquer execução bem-sucedida, sendo uma indústria completa, a logística requer um estudo detalhado, desde o recebimento dos insumos e matérias-primas até a distribuição ao cliente final. 

Investindo inicialmente em um bom planejamento, a gestão das operações logísticas passa a ser capaz de identificar gargalos em cada processo, criando assim, uma estratégia de remediação com antecedência, e a eficiência passa a ser a chave dos serviços. 

Gestão de estoque 

O estoque é uma área importante para o negócio e é a principal responsável pelo controle das quantidades de itens, sua gestão evita faltas e excessos e equilibra a demanda com o mínimo de estoque. 

Dentre algumas práticas essenciais para uma gestão eficaz de estoques, podemos citar: registro padronizado, monitoramento da rotatividade dos produtos, previsão de demanda, estoques cíclicos e integração com as áreas de S&OP (Suprimentos e Produção).

Monitore os processos 

O monitoramento de processos consiste em mapear o fluxo das atividades desenvolvidas com o objetivo de detectar falhas e oportunidades de melhorias. 

Para a gestão das operações logísticas, esta é uma estratégia essencial, pois permite medir a eficácia do planejamento e da metodologia de trabalho implementada na empresa. 

O monitoramento de processos permite analisar a relevância de cada função, ou seja, o gestor consegue entender quais atividades trazem real valor agregado para a empresa e quais simplesmente consomem recursos. 

Treinamento e capacitação 

A participação das equipes de trabalho é fundamental para colocar em prática todas as ideias e estratégias de cada etapa do planejamento, afinal são as pessoas que tornam isso possível. 

Na hora de fazer a seleção dos profissionais que farão parte do seu time, seu objetivo deve ser o de escolher profissionais que se identifiquem com a cultura e os valores da empresa. 

Outro fator importante, é investir em treinamento, bem como no aperfeiçoamento dos colaboradores. Com as constantes inovações tecnológicas, para manter a sua empresa em pleno funcionamento, todas as pessoas devem passar por constante atualização.

Outros conteúdos

Posts relacionados