Já reconhecido em muitas áreas de negócios, o BPO vem avançando gradativamente na logística. Além de proporcionar maior controle de todo o processo, traz ainda redução de custos e possibilidade de uma estratégia mais eficiente.
O mercado de BPO em plena expansão
O BPO é uma sigla que vem do inglês Business Process Outsourcing, que significa “Terceirização de Processos de Negócios”. A metodologia é aplicada nas empresas desde os anos 1990 e na última década ganhou força, sendo expandida para diversos setores.
É importante salientar que o BPO é diferente de uma simples terceirização, como a manutenção de uma máquina, por exemplo. No BPO, uma equipe com expertise na área de negócio assume o departamento e suas atribuições. Mais do que conhecer as técnicas de trabalho, essa equipe que compõe a estratégia de BPO também deve conhecer as nuances do negócio, os desafios técnicos, operacionais e estratégicos.
Essa visão ampla é o que faz do BPO uma ferramenta poderosa, visto que é possível ter na empresa uma equipe altamente especializada por um custo fixo e previsível, que irá cuidar de toda a rotina de um determinado departamento.
Segundo a pesquisa de mercado global Technavio, o mercado de BPO deve crescer 14% em 2024 e vai movimentar, US$ 95 bilhões em investimentos ao redor do mundo.
Bastante comum em departamentos como o contábil e o financeiro, o BPO também está presente e em crescimento na logística. Veja o motivo:
Menos tempo dedicado ao operacional
Como o BPO é voltado à terceirização de processos do seu negócio, terceirizar um departamento significa eliminar grande parte do trabalho operacional feito pela sua equipe. Assim, sem a necessidade de uma estrutura de RH que cuide de contratações e toda a gestão de pessoas, é possível manter a rotina em dia. E, claro, trazer o seu time para a estratégia do negócio e a tomada de decisão baseada em informações valiosas.
Redução de custos
Além de não ter custos com processos de admissão e manutenção da equipe, o BPO proporciona um planejamento de custos, já que é contratado em modelos de valores fixos. Também se elimina custos de horas extras e manutenção de equipamentos de trabalho, por exemplo.
Outro fator é a economia de infraestrutura. Com o BPO, você tem uma equipe especializada cuidando da logística, sem que tenha necessariamente um escritório para comportar esses profissionais.
Rapidez na resolução de desafios
Com uma equipe especializada, sua empresa elimina o tempo de treinamento e adaptação de novos colaboradores e passa a resolver as situações do dia a dia com mais dinamismo. Conta com um time preparado e pode ter a tranquilidade de focar o tempo nas decisões do negócio.
Inovação e agilidade
Quem terceiriza a logística através do BPO da DATAFRETE ainda conta com a vantagem de ter um dos sistemas mais completos de gestão logística em sua operação, controlando o dia a dia com dados realmente relevantes para o negócio.
Além de eliminar o trabalho burocrático, a empresa se aproxima do consumidor, reduz custos e consegue ampliar sua atuação com base em informações realmente importantes.
Você já terceiriza sua operação com BPO? Deseja agilizar sua rotina com esse modelo? Conheça os BPO disponíveis diretamente aqui.