Depois de anos de crescimento contínuo e acelerado, a indústria brasileira ainda busca retomar o ritmo de crescimento do pré-pandemia. Em 2023, o setor avançou cerca de 2%, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 1% abaixo dos índices anteriores a 2020. Para acelerar esse crescimento e manter a competitividade nos negócios, olhar para as tendências para 2024 é fundamental.
Automatização
A automatização continua a ser uma tendência crucial na indústria brasileira, em diversas frentes. Da produção e controle de chão de fábrica à distribuição dos produtos, é cada vez mais importante utilizar a tecnologia a favor dos processos.
O grande ganho da automação é reduzir o trabalho operacional e proporcionar alta produtividade. Assim, sua empresa faz mais com menos, com assertividade e alta qualidade.
Um exemplo de uso da automação pode ser visto na indústria da moda. Na produção, sistemas de corte e de testagem dos tecidos reduzem possíveis erros e desperdício de peças, padronizam tamanhos e garantem informações precisas sobre encolhimento ou possíveis falhas no tecido.
Além disso, a automação da auditoria de fretes é um bom exemplo de redução de trabalho operacional, de tempo de conferência e de custos com pagamentos incorretos. Dessa forma, a Altenburg, maior produtora de travesseiros do Brasil, reduziu 30% do seus custos operacionais com frete.
De acordo com pesquisa global da Transparency Market Research, investimentos em automação devem chegar à casa dos U$ 352,02 bilhões em 2024. O número reforça que esse tipo de investimento será estratégico para manter um negócio competitivo.
Fortalecimento do omnichannel na Indústria Brasileira
O omnichannel segue como tendência desde a mudança de hábitos surgida na pandemia. Além de criar um canal direto com o consumidor, a indústria também eleva o conhecimento e valor de marca com essa aposta. De acordo com a IDC, a experiência omnichannel das indústrias passou a ser adotada por 20% das 250 maiores empresas do mundo.
Ao estar em múltiplos canais, no entanto, é crucial se atentar para a experiência do cliente. Estudos apontam que 77% dos clientes pesquisam em diferentes canais de uma marca até realizarem a compra – e esperam um atendimento unificado em todos eles.
Ou seja, plataformas integradas entre e-commerce, canais de atendimento e de pós-venda precisam estar no radar. É isso o que o atendimento omnichannel oferece.
Outro fator importante: de acordo com pesquisa da Opinion Box, 71% dos consumidores desistem de uma compra por conta do preço do frete. Por isso, ter bons parceiros logísticos e um controle automatizado da distribuição é ponto chave. Além de proporcionar uma experiência de valor ao cliente, ainda garante a redução de custos da logística.
Data analytics
A análise de dados detalhará um papel cada vez mais importante na otimização das operações da indústria. Com a coleta de dados em tempo real, as empresas podem identificar padrões, prever demandas futuras e tomar decisões mais informadas para melhorar a eficiência.
Portanto, contar com soluções que promovem estes insights vai tornar a tomada de decisão rápida e assertiva, criando um campo muito mais fértil para o crescimento dos negócios.
À medida que 2024 se aproxima, essas tendências moldarão a forma como a indústria brasileira opera. Empresas que adotam a automação, análise de dados e pulverização dos negócios para a melhor experiência do consumidor deverão prosperar em um ambiente em constante mudança.
A logística continuará sendo o coração pulsante da economia global, garantindo que os produtos cheguem às mãos dos consumidores de maneira eficiente e eficaz.
Seu planejamento engloba investimentos nessas áreas? Sua indústria está preparada para o futuro? Conte com o nosso apoio para facilitar as rotinas de distribuição e ter dados eficientes no seu dia a dia.