Cases

Clube de literatura católica traz inovação para agilizar entrega de boxes para milhares de assinantes

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

A Minha Biblioteca Católica envia suas edições especiais para diversos estados e conta agora com a solução de gestão logística da DATAFRETE para reduzir os custos com rotina de entregas e ter maior visibilidade da sua cadeia de suprimentos.

Foi a partir do desejo de um grupo de amigos de compartilhar publicações literárias que marcaram a história da fé que surgiu, em 2017, a Minha Biblioteca Católica. Atualmente, o clube de leitores online tem milhares de assinantes e todos os meses envia para diversos estados do país boxes com edições especiais de livros que são considerados grandes obras da religião.

Um dos desafios do negócio, desde o início, foi o controle logístico e a distribuição eficiente, já que o processo de cotação de distribuidoras e acompanhamento de entregas ocorria de forma manual. “Enfrentávamos uma série de desafios e dificuldades em nossa logística que impactavam diretamente nossas operações. Estávamos restritos a um número limitado de transportadoras, o que dificultava a busca por opções mais eficientes e econômicas. A falta de uma solução adequada tornava difícil o acompanhamento em tempo real das entregas, resultando em maior incerteza e ineficiência em nossa cadeia de suprimentos”, diz o head de Tecnologia da empresa, Paulo Everaldo Backes Junior.

Foi através da implementação da solução de gestão de logística da DATAFRETE que a Minha Biblioteca Católica passou a ter mais controle e eficiência nos seus processos logísticos. O sistema, um TMS Embarcador completo, proporciona a cotação automatizada de fretes com diversas transportadoras, o acompanhamento dos pedidos e a comunicação eficiente com o assinante, informando em tempo real a evolução da entrega dos pedidos.

“Identificamos que a DATAFRETE oferecia uma solução abrangente. O sistema proporcionou a ampliação do número de transportadoras, simplificação do mapeamento de status de pedidos, automação na  detecção de divergências em faturas e a implementação de um leilão de transportadoras baseado em custos. O sistema trouxe uma série de ganhos significativos, como redução de custos do frete, controle e auditoria das faturas, evitando pagamentos duplicados, controle e rastreio de pedidos e controle do tempo de entregas”, comenta Backes Junior.

Marcelo Martins, CEO da DATAFRETE, destaca que a tecnologia é um propulsor essencial para otimizar as operações de distribuição em empresas como o clube de assinaturas. “Com um TMS, a empresa tem a visibilidade sobre os processos, desde a cotação de frete até a auditoria das notas, passando pelo acompanhamento das entregas e informação do status do pedido ao cliente. Além disso, o DATAFRETE é o único TMS que proporciona a conferência automatizada de toda a documentação, conciliando pedidos, CTEs e faturas, para garantir que os mesmos dados estejam consolidados em todo o processo, com transparência também na gestão financeira. Tudo isso, de forma integrada e com informações que potencializam a tomada de decisão, torna a rotina de distribuição ágil e eficiente, com ganhos como os que a Minha Biblioteca Católica registrou em sua operação”, diz.

Atualmente, 78 colaboradores diretos e 125 profissionais em outras frentes de trabalho fazem parte da Minha Biblioteca Católica. O clube de assinaturas traz edições especiais em boxes exclusivos com grandes obras da literatura católica, pôsteres, devocionais e marca-páginas, entregues em todo o país mensalmente. 

Outros conteúdos

Posts relacionados